Ensino

Pesquisa Jurídica

O PET-Dir UnB não trabalha com a diferenciação entre ensino, pesquisa e extensão. Mas se há um local privilégiado para as atividades de Ensino, esse é a disciplina de Pesquisa Jurídica.

As atividades começam no final do semestre anterior: temos de procurar a bibliografia, rever o plano de curso, a filmografia e as atividades a serem desenvolvidas. Essa etapa inicial de planejamento geralmente é resolvida na primeira quinzena antes das aulas.

Depois começa a parte realmente trabalhosa, ou, melhor dizendo, divertida: por o planejamento em prática. Mesmo que o PET não esteja sempre na sala de aula, junto ao prof. tutor Alexandre, nós sempre realizamos atividades e dinâmicas com a turma ao longo do semestre, sem falar no auxílio ao planejamento, aplicação e correção das atividades avaliativas da disciplina.

O principal objetivo do PET é transparecer sua filosofia, ou melhor, sua corrente teórica o “Direito Achado na Rua”, durante todo o curso: romper com o modelo clássico, esterilizante e engessado, baseado apenas em aulas expositivas e no decorar de conceitos, procurando criar um ambiente mais horizontal (em contraposição ao modelo hierarquizado tradicional) próprio ao diálogo e também incentivando o desenvolvimento de uma habilidade geralmente esquecida pelos juristas: a sensibilidade.

Veja o Plano de Curso de nossa querida PJ no link: Plano de Curso PJ 1º/12 

PAD I – Prática e Atualização em Direito

Além da disciplina de Pesquisa Jurídica, o PET-Direito também participará do desenvolvimento das atividades da disciplina Atualização e Prática do Direito (PAD) com o tema “Direito Achado na Rua” lecionada pelo Professor Dr. Alexandre Bernardino Costa. A intenção de PAD I é incentivar os discentes a produzir artigos de relevância social a partir de uma construção coletiva, por meio de debates e exposição em sala de aula. Buscamos aqui a construção de uma nova concepção crítica e socialmente engajada do Direito.

Reformulação do Projeto Político-Pedagógico da FD/UnB

Tendo em vista a iminente reformulação do PPP da FD/UnB, o PET também tem discutido a formação jurídica na UnB. Quem é(são) o(s) jurista(s) que queremos formar? Como devem interagir ensino, pesquisa e extensão tendo em vista a excelência acadêmica e o comprometimento social da universidade pública?

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Confira algumas das reflexões dos petianos e petianas sobre Educação Jurídica:

23/12/2011 – Por que o Direito?

18/12/2011 – Prolegômenos para um debate sobre o Direito Achado na Rua

14/10/2011 – A universidade e a experiência de alteridade.

05/10/2011 – Congresso para quê?

10/09/2011 – Faísca que ateia o fogo.

30/08/2011 – Quantas vezes uma mesa de boteco lhe ensinou mais do que uma sala de aula?

25/07/2011 – A Árvore, a Velha e o Menino