Por que você faz extensão?

por Fernanda Martins

Para mim, isso é tão natural que a primeira resposta que vem a minha cabeça é “por que eu não faria?”. Mas, bem, fizeram-me essa pergunta e eu tentei explicar com palavras aquilo que mais dá sentido a minha experiência universitária.

Eu faço extensão porque acredito que Universidade não se faz só com sala de aula, porque acredito numa educação libertária, consciente de subjetividades e que paute a troca de experiências;

Eu faço extensão porque acredito no poder transformador da educação popular, porque acredito que cada sujeito pode ser protagonista de microrevoluções diárias e que com união é mais fácil promover mudanças sociais;

Eu faço extensão porque acredito que cada vivência é um aprendizado, que cada saber é conhecimento válido e que existe uma saída ao discurso hegemônico e imperativo que somos obrigados a absorver todos os dias;

Eu faço extensão porque acredito no diálogo, porque quero me transformar a partir de outras pessoas e transformá-las a partir de mim. Quero plantar um pouco de mim nelas e colher um pouco delas em mim;

Eu faço extensão porque não quero uma Universidade apartada da realidade que a circunda, fechada em si e em sua própria epistemologia. Eu quero uma universidade que abrace a diversidade, que seja mais plural, mais cheia de vivências. Eu quero uma universidade que seja de todos os sujeitos que a desejarem;

Eu faço extensão porque quero questionar e ser questionada, porque quero me permitir ser tocada por experiências que não as minhas e, com isso, me (des)construir;

Eu faço extensão porque gosto de criar laços, porque quero que o afeto seja parte da academia, porque acredito que o amor é a melhor forma de quebrar muros invisíveis.

Eu faço extensão porque isso que me completa, que dá sentido a minha formação como cidadã. Eu faço extensão porque não quero que a sala de aula atrapalhe meu aprendizado.

One thought on “Por que você faz extensão?

Deixe uma Resposta

