Dúvidas sobre as cotas raciais no PET? A gente explica pra você!

PicsArt_1407885675623

O PET Direito passou por um processo de discussão durante o último ano e decidiu adicionar cotas em seu processo seletivo.

Mas por que?

O PET é um espaço que congrega ensino, pesquisa e extensão, e que tem um imenso potencial transformador, promovendo o crescimento acadêmico e pessoal de várias pessoas que passaram por ele ao longo de sua história. O PET é por isso, e por outros diversos motivos, um veículo de entrada em programas de pós graduação e outros locais da vida profissional de nós, futuras juristas.

Sendo assim, temos por compromisso garantir o acesso de pessoas com pouca representatividade nesse espaço de privilégio de que dispomos. Queremos um grupo plural, que repense a si e a universidade, e que possa ser parte do empoderamento de futuras pesquisadoras, professoras e advogadas negras, e o que mais vocês queiram ser, porque vocês podem.

Como vai ser?

O sistema de cotas no PET está explicado no item 8 do edital, nos seguintes termos:

 

“8. DA RESERVA DE VAGAS PARA ALUNAS/OS COTISTAS AUTODECLARADAS/OS NEGRAS/OS.

 

  1. 1 Serão reservadas 25% do número de vagas de bolsistas e voluntárias/os para alunas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os do curso de Direito da Universidade de Brasília.

 

  1. 2 As/os candidatas/os que optarem pelo sistema de reserva de vagas para alunas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os estão sujeitas/os às mesmas condições de avaliação e nota mínima nas duas etapas (prova escrita e entrevista).

 

  1. 3 Serão formadas 2 (duas) listas, de acordo com as melhores notas: a de classificação geral, incluindo as/os candidatas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os e as/os não-cotistas, e a de classificação das/os candidatas/os autodeclaradas/os negras/os.

 

  1. 3.1 Caso menos de 25% do total de vagas desse edital, na classificação geral, seja ocupado por alunas/os cotistas que se autodeclaram negras/os, será garantida a reserva de vagas para alunas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os, até que se atinja esse percentual mínimo.

 

  1. 3.2 Para que se atinja o percentual mínimo de 25% de candidatas/os autodeclaradas/os negras chamadas dentro do número de vagas desse edital, serão chamadas as primeiras colocadas da lista de classificação das/os candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, procedendo-se a reserva de vagas conforme a seguinte fórmula:
  • T = total de vagas do edital
  • N = número de alunas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os dentro do número de vagas na lista de classificação geral
  • V= Reserva de vagas para alunas/os cotistas autodeclaradas/os negras/os

      1) Se N > 0,25T, então V = 0

      2) Se N = 0,25T, então V=0

      3) Se N < 0,25T, então V = 0,25T – N”

 

Dúvidas frequentes:

  1. Se eu me inscrever por cotas e não for classificada nas vagas reservadas, eu posso concorrer às outras vagas?

Sim! Caso o percentual mínimo de alunas cotistas seja preenchido e você não tenha conseguido uma das vagas reservadas, você passará a concorrer com aqueles inscritos no sistema geral de acordo com a sua nota final de classificação. Queremos garantir um mínimo de estudantes cotistas, não restringir a entrada a apenas 25%, caso haja mais interessadas inscritas com nota suficiente para se classificar. Não precisa ter receio de se inscrever por cotas por receio de só poder concorrer a 25% das vagas disponíveis.

  1. O processo seletivo por cotas é diferente do geral?

Não. Estudantes inscritas por cotas passarão pelo mesmo processo seletivo, com fase eliminatória, prova escrita e entrevista. A única peculiaridade é a reserva de 25% das vagas para aquelas que se autodeclarem negras. A auto declaração não é suficiente para se classificar. Você precisa atingir o mesmo mínimo necessário de nota que as demais candidatas e concorrer entre as demais pessoas inscritas por cotas.

  1. Caso eu me identifique como uma pessoa negra, eu só posso concorrer por cotas ou posso me inscrever no sistema geral?

Você pode concorrer apenas no sistema geral caso não se sinta à vontade em utilizar as cotas. Mas caso você possa, recomendamos fortemente que você se inscreva! Utilizar as cotas não é nenhum demérito, é fazer uma escolha consciente por representatividade no contexto de um curso extremamente elitizado. Reiteramos que você passará pelo mesmo processo seletivo que as demais candidatas.

 

Caso haja mais dúvidas, entre em contato conosco!

Com amor,

Petianas❤

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s