Haicai do CineCAL – Que País é Esse?

Por Guilherme Crespo

O Haicai é um poema de origem japonesa, tradicionalmente composto por três versos curtos. Sua “versão ocidental” e mais moderna traz alguma flexibilidade em relação à forma e ao conteúdo, apesar de ainda conservar os três versos (fonte: recanto das letras).

Inspirado pelo próximo CineCAL no Museu Nacional – Que País é Esse?, resolvi fazer alguns haicais relacionados com os filmes que serão exibidos e debatidos.

.

ANJOS DO SOL
I
Roupa, alimento
De que adianta quando
A cama é tormento
 
II
Sou menina
Cinco conto e sou mulher
Prazer, Maria
 
 
CORTINA DE FUMAÇA 
I
Um, dois, três
Tragos, tiros. Silêncio.
Fui pro céu de vez
 
II
Rivotril Ritalina
Lugar de maconheiro
É na estufilha
 
MADAME SATÃ
I
Beijo, fantasio
Desde quando meu amor
é feito lixo?
 
II
Pobre, doente
Quer dizer então que
Não sou gente?
 
UM LUGAR AO SOL
I
Casa de atriz
Aqui de cima vejo tudo
Até a ponta do nariz
 
II
Pivete, bandida?
Elevador, garagem
E inseticida
_______________________________________________________________________________________________________

One thought on “Haicai do CineCAL – Que País é Esse?

  1. *Paulo Leminski

    HAI
    Eis que nasce completo
    e, ao morrer, morre germe,
    o desejo, analfabeto,
    de saber como reger-me,
    ah, saber como me ajeito
    para que eu seja quem fui,
    eis o que nasce perfeito
    e, ao crescer, diminui.

    KAI
    Mínimo templo
    para um deus pequeno,
    aqui vos guarda,
    em vez da dor que peno,
    meu extremo anjo de vanguarda.

    De que máscara
    se gaba sua lástima,
    de que vaga
    se vangloria sua história,
    saiba quem saiba.

    A mim me basta
    a sombra que se deixa,
    o corpo que se afasta.

Deixe uma Resposta

