Que País é esse? CineCAL no Museu Nacional

Mais uma realização do PET-Dir UnB!


Partindo da interrogação: “Que país é esse?”, o CineCAL no Museu, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET-Dir) da UnB, refaz o caminho da discussão sobre a conjuntura histórica brasileira, abrindo atalhos para a concretização de novos processos de cidadania e discute, por meio do cinema , temas como prostituição infantil, política nacional das drogas, marginalidade, paisagem urbana e mentalidade da elite. “Nossa intenção é indagar sobre a “cara” do Brasil, país tão encoberto e envolvido em preconceitos e entraves sociais”, enfatiza Antonio Carlos Maranhão, coordenador do projeto Cinema da Casa da Cultura da América Latina.

Realizado nos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro, a partir das 19h30, no Museu Nacional da República, em Brasília, o evento vai reunir, sob a coordenação do professor da Faculdade de Direito da UnB, Alexandrino Bernardino, diversos especialistas para refletir sobre os temas abordados pelas produções audiovisuais realizadas, entre 2002 e 2010, por quatro cineastas brasileiros.

Horas complementares: Estudantes dos cursos de graduação que comparecerem a 75% do total do evento receberão certificado do PET-UnB relativo à 16h complementares.

Programação:

Dia 18 de setembro (terça-feira)
Anjos do Sol (Brasil). Direção de Rudi Lagemann, 2006, 92 minutos. Narra a trajetória de Maria, uma garota do interior do Maranhão prestes a completar doze anos de idade, que, no verão de 2002, é vendida pela família a um recrutador de prostitutas. Pensando que a filha estaria indo morar em uma casa de boa família, os pais não sabiam que Maria seria comprada em um leilão de meninas virgens e enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, vizinha a um garimpo, na floresta amazônica. Censura 14 anos

Após a sessão, haverá debate com Carolina Tokarski, professora de Direito da Universidade Católica de Brasília e funcionária da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Natália Guedes, aluna do curso de Direito da UnB, e membro do PET, será a responsável pela mediação.

Dia 19 de setembro (quarta-feira)
Cortina de Fumaça (Brasil). Direção de Rodrigo MacNiven, 2010, 94 minutos. Com depoimentos de sociólogos, médicos e de pessoas como o jornalista e ativista, Fernando Gabeira, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filme põe em xeque a política nacional e mundial de combate ás drogas. Censura 14 anos

O professor do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, Renato Malcher, é o convidado do debate, que será mediado por Augusto César, aluno de Direito e membro do PET/ UnB.

Dia 20 de setembro (quinta-feira)
Madame Satã (Brasil). Direção de Karim Aïnouz, 2002, 105 minutos. Cinebiografia do célebre transformista, João Francisco dos Santos, personagem lendário conhecido como Madame Satã. Malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, nordestino, homossexual, freqüentador assíduo dos redutos marginais do bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro. Censura 18 anos.

Os convidados para o debate são o diretor da Casa da Cultura da América Latina e coordenador do Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac 2012), Zulu Araújo, e o professor de Direito, Processo Penal e Criminologia da UnB, Evandro Piza.

Dia 21 de setembro (sexta-feira)
Um Lugar ao Sol (Brasil). Direção de Gabriel Mascaro, 2009, 71 minutos. Moradores de coberturas em prédios de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo abrem seus apartamentos para revelar seus anseios, desejos, reflexões e incertezas, promovendo um debate sobre visibilidade, insegurança, status e poder. O cineasta tomou como base uma publicação que catalogou 125 proprietários de coberturas no Brasil, dos quais apenas oito aceitaram dar depoimentos. Censura livre

A discussão estará a cargo de Caroline Soares, doutoranda em Ciência Política pela UnB, e do psicanalista Volker Egon Bohne, secretário de Planejamento e Projetos da Escola Superior do Ministério Público da União.

Serviço
Mostra de cinema CineCAL no Museu: Que país é esse?
Dias 18, 19, 20 e 21 de setembro de 2012
Local: Auditório II, do Museu Nacional do Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios) / Brasília (DF)
Hora: 19h30
Entrada franca

Um pensamento sobre “Que País é esse? CineCAL no Museu Nacional

  1. Pingback: Haicai do CineCAL – Que País é Esse? « PET Direito UnB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s