Turismo

Por Gabriela Tavares

Seu nome é Francisco, tem 27 anos, mas, pelas feições, não dariam menos de 35. Acorda todos os dias às 7 horas de manhã ou mais cedo. Pega os camarões na bacia que a esposa deixou preparada desde ontem a noite. Sai de ônibus para a praia. Vai vender camarão.

Mariana tem 12 anos. Acorda tarde porque dorme tarde. Quando vai ficando de noitinha, Ele bate na porta. Ela sabe o que vai fazer: toma banho, se arruma e depois desce. Entra no carro. Ele, Lulu e Dóris já estavam esperando. Ela sempre é a mais enrolada. Pelo menos não apanhou hoje. Eles vão para um hotel cinco estrelas. Ele fala com homem branco e muito bonito. Tem mais dois homens no quarto. Vai diverti-los.

Hugo tem 23 anos, está com os amigos no voo e irritado com o atraso. Eles tecem cantadas à aeromoça que fica constrangida, mas não fala nada. Mal pode esperar para chegar à praia depois de doze meses trabalhando que nem cachorro. Fala mal do chefe. O Amigo de Hugo conhece Ele e já arranjou tudo para a recepção. O hotel é cinco estrelas e mesmo chegando tarde vão se divertir. Que ótimo começo de férias.

Finalmente Ele chega com as três garotas. Hugo pergunta se elas são maiores de idade, o Amigo diz para não se preocupar. Elediz que elas são ótimas e muito experientes. Hugo prefere não pensar sobre o assunto. Mariana gostou de Hugo, mas foi oAmigo a viu primeiro. Eles se divertem.

De manhã, Ele já levou as garotas, é muito eficiente. Mariana conseguiu roubar a carteira do Outro Amigo quando ele dormiu. Vai esconder cinquenta reais na calcinha e dar os cartões para Ele. Não vai apanhar por algumas semanas. Está quase juntando duzentos reais.

Os amigos vão à praia, encontram Francisco e reclamam que o camarão está muito caro. O Amigo conta que leu na internet que não se deve comprar comida na praia. Francisco não vendeu quase nada hoje. Hugo o convence a vender mais barato, porque está mal descascado. O Outro Amigo pede para Hugo pagar, acha que esqueceu sua carteira no hotel.

Francisco vai bater na mulher essa noite por causa disso. Antes vai beber uma cachaça, porque ninguém é de ferro. Ele não gosta de beber. Sempre se lembra de sua filha Mariana e da saudade que tem dela. Segura o choro. Tem certeza que aquele gringo lhe deu uma vida melhor.

O Amigo espera que ele vá embora para dizer que os ambulantes compram o camarão muito mais barato no fim da feira. Ele passa uma hora explicando cálculos complicados sobre lucro e chega a conclusão que Francisco lucra cinquenta centavos por camarão. Ele ganha cinco mil reais por mês e vai demorar seis meses para pagar a passagem de avião.

O Outro Amigo não acha a carteira no hotel e vai reclamar na recepção. A camareira fica apavorada, diz que não pegou nada. O Chefe assegura que vai demiti-la e libera o consumo do bar até o fim da viagem para os amigos. Ela é demitida. Apanha de Francisco que chegou bêbado em casa. Lembra de Mariana enquanto descasca os camarões de madrugada.

Hugo twitta bêbado “Como exploram os turistas!” e recebe mais de duzentos retweets.

10 thoughts on “Turismo

    • Profunda sua consideração. Pelo visto você está com tempo de sobra!

      Assim, convido-lhe a sair do anonimato e visitar nossos grupos de discussão, reuniões acadêmicas, administrativas e projetos de extensão.

      • Olha, usando 4everproxy para fazer comentário no blog, você se entrega cara!
        Deixa disso, abra seu coração e vem pro diálogo. Sai desse anonimato e tira esse ódio daí!

  1. Gabi, texto excelente!
    Na forma e no conteúdo. Quebra o padrão do estilo de textos que temos por aqui!
    Uma bela maneira de expor um problema tão presente e tão pouco debatido.

    • Debater direitos humanos, exploração sexual de mulheres, questões de género. Nada disso está relacionado com o Direito?

  2. Muito bom o texto, Gabriela! Confesso que, por distracao minha, tive que ler duas vezes para compreende-lo bem. Não que isso importe muito, não é? Enfim, parabéns! Gostei muito!

  3. Muito bom seu texto! Pena ter gente que lê sem interpretar ou se preste a vir aqui só para falar asneiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s