Luz & Sombra no Museu – Repressão, Prisão e Violência Urbana

Novamente o grupo PET/Dir UnB e a Casa de Cultura da América Latina convida todas e todos a participar do Projeto Luz & Sombra no Museu, de 28 a 31 de maio! O tema da mostra, dessa vez, traz, através das lentes cinematográficas, a tênue relação entre a sociedade e o direito penal: Repressão, Prisão e Violência Urbana. O evento é gratuito!

A mostra faz parte do lançamento do ebook Criminologia e Cinema – Perspectivas Sobre o Controle Social, organizado pela professora Cristina Zackseski e pelo professor Evandro Piza Duarte. Tendo isso em vista, além dos dois organizadores, estarão presentes as professoras Carmen Hein de Campos e Dora Lúcia de Lima Bertúlio, que também são autoras de artigos presentes no livro.

Você pode acessar o livro clicando aqui.

Os debates também constarão com a presença do tutor do PET-Direito Alexandre Bernardino Costa.

**SERÁ CONCEDIDO CERTIFICADO DE 16 HORAS COMPLEMENTARES PARA QUEM COMPARECER EM 75% DOS PAINÉIS**

PROGRAMAÇÃO:

28 de maio – Mississipi em Chamas (EUA, 1988) 128 min.

Convidada: Dora Lúcia de Lima Bertúlio
Mestre em Direito pela UFSC. Procuradora Federal. Professora de Direito Penal. Pesquisadora sobre Direito e Relações Raciais

29 de maio – Notícias de uma Guerra Particular (Brasil, 1999) 57 min.

Convidada: Cristina Maria Zackseski
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutora em Estudos Comparados Sobre as Américas pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Diretora de Projetos do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e professora titular do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

30 de maio – O Segredo de Vera Drake (Inglaterra, 2004) 125 min.

Convidada: Carmen Hein de Campos
Doutoranda em Ciências Criminais na PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Direito pela Universidade de Toronto (2007, Programa Direitos Sexuais e Reprodutivos). Advogada feminista, Professora de Direito, Consultora e Pesquisadora com interesse em Direito Penal, principalmente, nos seguintes temas: Juizados Especiais, Violência Doméstica, Direitos Humanos, Violência contra a Mulher, Criminologia, Teoria Legal Feminista, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

31 de maio – Memories (Japão, 1995) 113 min.

Convidado: Evandro Piza Duarte
Professor de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal UnB, Mestre em Direito Público – UFSC, Doutor em Direito na UnB, autor de Criminologia e Racismo – Introdução à Criminologia Brasileira (Juruá, 2001), organizou o livro Cotas Raciais no Ensino Superior – Entre o Jurídico e o Político (Juruá, 2008).

2 thoughts on “Luz & Sombra no Museu – Repressão, Prisão e Violência Urbana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s