Por que o Direito?

Por Augusto César Valle Rodrigues da Costa

Acho que todo mundo tem dúvidas quanto a uma escolha, mesmo depois de fazê-la. E claro, a minha escolha pelo curso de Direito não poderia ser exceção. Então, por que o Direito?

Minha trajetória para entrar na Universidade foi repleta de dúvidas. Eu não fazia ideia de que curso escolher, mas não era nem por falta de escolhas nem por não gostar de nenhum curso. Pelo contrário: eu gostava de tudo, tudo sempre me encantou, e isso me trouxe dificuldades no momento de escolher o que estudar na graduação. Eu me interessava por artes (visuais, cênicas e música), engenharias, arquitetura, fisioterapia, ciências sociais, filosofia, educação física, comunicação social, psicologia, relações internacionais, ciência política. Só tinha certeza de que não queria medicina.

Na verdade nem pensava muito em estudar Direito. Até que nos últimos seis meses do ensino médio eu percebi que teria que fazer uma escolha, e rápido. Começaram a surgir indicações para o curso de Direito, com um teste vocacional e conversas com familiares, e eu comecei a considerá-lo como uma boa opção. Uma boa opção porque o Direito é uma área muito ampla, que abre um grande leque de possibilidades de atuação, não se restringindo apenas à advocacia e à magistratura, como indica uma ideia ainda muito comum no imaginário dos vestibulandos. Uma boa opção também porque eu poderia me consolidar como agente transformador da sociedade por meio de minha profissão, um objetivo que sempre considerei como da mais alta hierarquia. Uma boa opção ainda porque, sendo jurista, inevitavelmente eu estaria em contato com as pessoas, algo que me encanta e surpreende a cada dia.

Assim, considerando essas reflexões, optei pelo Direito, sem descartar a possibilidade de fazer outra graduação caso o curso não me agradasse. Optei – compreendo hoje – com acerto, pois, apesar de alguns aspectos que me desagradam, o curso tem virtudes que eu não esperava encontrar e que me fazem querer vivenciar o curso de Direito, e não apenas passar por avaliações para conseguir um diploma depois de alguns anos vivendo de obrigações.

O ambiente e as possibilidades que a Universidade oferece estão aí para todos os graduandos, mas encontrei na Faculdade de Direito oportunidades que me fazem aproveitar com alegria o curso. Tanto o ensino, a pesquisa, a extensão, as festas, as conversas, os livros são estímulos que me movem no sentido da troca de conhecimento que o ambiente universitário proporciona. Encontrei ainda uma nova visão do Direito, que busca acabar com um paradigma jurídico reducionista, simplista, positivista e conformista.

O Direito como sistema em busca da liberdade, sistema complexo no qual a sociedade dialoga e constrói, considerando de maneira igual o “outro”, numa constante busca

pela Justiça Social. Esse Direito era de fato desconhecido para mim, mas quando me foi apresentado, logo me cativou, pela proposta e pela realidade que ele reflete. Não se
reduz à lei ou aos tribunais, que são apenas pequenos espelhos da realidade social que nos circunda e que podemos alterar de diversas formas.

Eu escolhi transformar essa realidade da melhor forma que conseguir: com consciência de sua complexidade, com trabalho conjunto com seus diversos atores, com horizontalidade, com alteridade, com respeito, com liberdade, com aprendizado, com fascínio, com arte, com o Direito e com a Rua.

2 thoughts on “Por que o Direito?

  1. Gostei muito desse texto, principalmente do último parágrafo. É impressionante como o Direito pode trazer uma diversidade de perspectivas se você estiver disposto a considerá-lo em toda sua riqueza. Muito bem escrito, muito bem pensado.

  2. O sentir e o pensar consciente em uníssono produz o profissional com a condição de humanidade imprescindível para construir uma estrutura diferenciada que renove a que existe! Esta é a condição essencial para a verdadeira revolução que urge em necessidade na história da humanidade. Prossiga!!!!!!!

Deixe uma Resposta

